domingo, 30 de maio de 2010

Teratoma

Tenho andado um pouco fugida, mas hoje lembrei-me de falar sobre os meus exames. Afinal está tudo bem, graças a Deus. Mas realmente devemos ter muito cuidado e fazer análises com alguma frequência. Há coisa de um mês atrás a minha irmã que tem 17 aninhos queixou-se com dores abdominais e vomitava tudo o que comia, a minha mãe levou-a a uma médica que ao apalpar-lhe a barriga sentiu uma bola mais abaixo, uma bola do tamanho de uma laranja. A médica ficou extremamente preocupada e mandou-a logo de urgência para o hospital. A primeira reacção dos médicos no hospital foi dizerem que a minha irmã estava grávida ao que ela dizia ser impossivel porque ainda é virgem, os médicos não acreditando muito fizeram-lhe então uma ecografia, mas na eco não conseguiram perceber bem o que era, mandaram-na voltar no dia seguinte para uma eco mais promenorizada, como um médico não chegava, vieram mais três para poderem chegar a um conclusão. Passado uns dias lá foi a minha mãe falar com um dos médicos que lhe disse que ela teria que fazer uma ressonânica magnética e posteriormente teria que ser operada, isso era uma certeza.
Entretanto já chegou o resultado. A minha irmã tem um Teratoma no ovário. Teratoma é um tumor misto, formado por resíduos fetais e tecidos embrionários. Exactamente com a idade da minha irmã, a minha tia( irmã da minha mãe) foi operada por causa de um teratoma. Nome esquesito não é.. isto é um tumor que como o nome indica tem residuos fetais, tem cabelos, dentes..coisas assim. Nem dá para imaginar mas é mesmo assim e pelo que parece a minha irmã já o pode ter desde que nasceu. Agora terá que ser operada e só depois é que sabemos se é benigno ou maligno. Mas é claro que vai ser benigno....

những nụ hôn (beijos em Vietnamita)

Sem comentários: