quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cancro no colo do útero


Nestas coisas de exames ás vezes sou um bocado desleixada, mas lá fui marcar uma consulta de planeamento no meu centro de saúde e o mês passado fui consultada pela minha médica de família que me fez uma citologia (papanicolau). Para além disso fui fazer uma mamografia e uma ecografia mamária, é a segunda vez que faço a mamografia e ecografia. Não é costume com a minha idade fazer mas como tive casos de cancro na mama da parte da minha mãe inclusivé a minha mãe, a médica diz que eu não posso descurar porque eu tenho mais probabilidades de ter. O resultado da mamografia e eco já está comigo e como sou muito cusca já o abri e parece estar tudo bem, nem percebo porque é que fecham o envelope, quem é que consegue ter o resultado na mão e não ter curiosidade de saber o que diz? Eu não, nem pensar, mas adiante. O resultado da citologia só vem no dia 12 de Fevereiro. Estava eu aqui sossegadita a ver o programa da Julia na TVI quando começam a falar do cancro no colo do útero e uma Genecologista diz que existem certos sinais que não devemos deixar passar e devemos ir logo ao médico fazer o despiste. Pois é.. esses sintomas eu já tive e nunca liguei, não achei importante. Então quais eram os sinais: perda de sangue; perda de sangue no acto sexual; corrimento e dor. De todos estes sintomas o único que não tive foi dor, talvez se tivesse ter tido dor, corresse para a médica. Mas tal como a médica disse na TV não quer dizer que lá por se ter algum sintoma não vamos já pensar que temos cancro, por isso estou tranquila. Não vou pensar no pior, e se Deus quizer vai estar tudo bem. resolvi divulgar aqui sem vergonhas porque apesar de ainda ter poucas visitas quem me visitar vai ler e ficar atento se tiver algum destes sintomas.

целувки (beijos em Búlgaro)

Sem comentários: